Ainda hoje é comum encontrar elefantes escravos do turismo na Tailândia. É uma sensação horrível vê-los carregando um monte de turistas despreocupados, sem a capacidade de perceber o que os olhos e as marcas pelo corpo desses bichos dizem. E te digo que o olhar de tristeza desses elefantes é uma das coisas que jamais sairá da minha memória.

Passamos por alguns elefantes, que literalmente, choravam, enquanto os bacanas faziam suas selfies, montados nos bichos. Talvez não saibam que os ossos dos elefantes não são como os do cavalo, por exemplo. A longo prazo, essa montaria causa danos ao animal. Além disso, os elefantes são torturados desde pequenos para obedecerem aos donos e fazerem o que os humanos querem. São vítimas de tortura, violência física e psicológica e por aí vai…

Gente do bem criou na Tailândia, alguns centros de reabilitação desses elefantes. Um deles fica em Chiang Mai, na Região Norte do país. Escolhemos o “Elephant Jungle Sanctuary”, por serem um desses centros que cuidam dos bichos. A gente pode escolher passar meio dia ou um dia todo com os animais. Sem montaria, mas dando comida, banho e até tentar uma amizade sincera pra uma foto marota. A empresa pega você no hotel, leva e traz do santuário. São mais ou menos uma hora e meia de viagem, num caminhão que lembra o “pau de arara” nosso brasileiro. Mas desanima não! Quando a gente entra na zona rural, já fica imaginando como seria o santuário deles, ali, no meio da selva. E pra nossa surpresa, dá pra ver algumas fazendas com animais soltos, plantações e eles, grandões correndo em alguma dessas propriedades. Depois dessa prévia, chegamos ao santuário. Nos explicam sobre os bichos e nos dão uma roupa mais apropriada. Hora de conhecer os elefantes! Emilli é sempre mais confiante e corajosa. Eu preferi começar devagar, tentando chegar pertinho de uma Senhora Elefante que estava com um bebê elefante.

Aquele tamanho todo assusta, no primeiro momento, mas a gente embarca nessa oportunidade que o receio vai embora. Demos umas frutas a eles, até nosso guia nos chamar para levá-los pra um “spa natural”. Era banho de lama mesmo, no caso! Eles adoram! Foi gostoso! Depois, hora de limpar essa bagunça toda! Dar banho neles, num riozinho com umas corredeiras pequenas. Aí sim que a festa começou! Ficamos ali, por alguns momentos, rindo, tomando banho junto com os bichos e agradecendo por viver mais essa experiência….

Como chegar até Chiang Mai

Voos de Bangkok até Chiang Mai duram cerca de 1 hora e 10 minutos e custam em média R$ 200,00 cada trecho (dá pra encontrar mais barato, comprando com antecedência). As empresas aéreas  Thai Lion Air e Air Asia fazem o voo direto.

 

📍  Elephant Jungle Sanctuary – Chiang Mai / Tailândia

Experiência de meio dia com os animais: 1.700 thai baht (cerca de R$ 174,00), incluídos traslado do hotel, almoço, atividades com os animais (alimentar os bichos e banho), fotos (que você baixa no site) e uma bolsinha de lembrança.